Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Diálogo das Letras  é uma publicação semestral editada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Letras Estrangeiras e do Departamento de Letras Vernáculas/Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Editada exclusivamente em formato eletrônico, a partir de 2012, a revista expressa o desejo de promover a disseminação da produção científica, preferencialmente, de estudantes de pós-graduação stricto sensu, de professores universitários e de pesquisadores com título de mestre ou doutor. O objetivo da revista Diálogo das Letras é publicar e divulgar textos originais e inéditos resultantes de pesquisa e de trabalhos acadêmicos, teóricos ou empíricos, relacionados à temática do texto, discurso e ensino, privilegiando, sobretudo, temas que se articulem com as linhas de pesquisa "Estudos da produção, organização e funcionalidade do texto" e "Estudos em argumentação, retórica e discurso", do GPET, e com as linhas de pesquisa "Texto e construção de sentidos" e "Discurso, memória e identidade", do Programa de Pós-Graduação em Letras/UERN. 

 

 

Políticas de Seção

Dossiê

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) voltados para temáticas específicas propostas para cada número pela equipe editorial da revista. 

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Seção livre

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) dentro do escopo da revista, porém, sem a necessidade de vinculação com as temáticas específicas de cada volume.

 

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores

Destinada a publicar artigos científicos (com extensão de 10 a 20 páginas) produzidos por alunos de pós-graduação, professores universitários e demais pesquisadores.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Artigos de Alunos de Graduação

Destinada a aceitar artigos científicos (com extensão de 08 a 20 páginas) produzidos por alunos de graduação.


Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Resenhas

Destinada a receber resenhas (com extensão de 03 a 05 páginas), produzidas por pesquisadores mestres, doutorandos e doutores, de obras recentes (publicadas nos últimos 3 anos).

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Entrevista

Destinada a acolher entrevistas realizadas com pesquisadores/pensadores da área dos estudos da linguagem, de renome nacional e internacional. Devem ser assinadas por até 03 pesquisadores (inclusive por pós-graduandos), com a condição de que um deles tenha o título de doutor; e devem tratar de questões relacionadas à temática do texto/discurso e seu ensino e se enquadrar na temática de cada chamada. Não se estabelece extensão em relação à quantidade de páginas, mas se recomenda que as entrevistas contenham de 06 a 12 perguntas e respostas. 

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Todos os textos submetidos à revista Diálogo das Letras, desde que adequados à temática definida para cada número, serão avaliados por 02 pareceristas membros do Conselho Consultivo. Os trabalhos são avaliados pelo sistema duplo cego, isto é, garante-se o anonimato de autores e pareceristas. Os pareceristas podem indicar a publicação do texto na íntegra ou mediante ajustes, ou ainda rejeitar a publicação. Em caso de os pareceristas sugerirem modificações, a aceitação e publicação do texto fica condicionada ao atendimento pontual, em tempo hábil (em até 15 dias), pelo(s) autor(es), das modificações apontadas no(s) parecer(es). Quando houver discrepância no resultado avaliativo, caberá a um terceiro emitir parecer decisivo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política Editorial

  • Faz parte da política editorial da revista Diálogo das Letras aceitar trabalhos redigidos não só em português, como também em inglês, francês e espanhol.
  • Poderão ser enviados textos submetidos a eventos e publicados em seus anais, desde que seja feita menção, em nota de rodapé, ao evento em que o texto foi publicado.
  • Pesquisadores não vinculados a cursos de graduação e/ou de pós-graduação só poderão publicar na revista Diálogo das Letras quando apresentarem texto resultante de estudo/pesquisa desenvolvido em coautoria com alunos ou professores universitários.
  • Cada autor ou coautor só poderá submeter um texto para cada número.
  • Originais, mesmo quando não publicados, não serão devolvidos.
  • Os textos deverão ser enviados obedecendo às novas normas ortográficas da Língua Portuguesa, em conformidade com o novo acordo ortográfico. A revisão dos mesmos ficará sob a responsabilidade do(s) proponente(s).
  • Os trabalhos que não atenderem às normas da revista não serão encaminhados aos pareceristas para avaliação.

 

Responsabilidade Autoral

  • Os dados e conceitos emitidos nos textos submetidos à apreciação, bem como a exatidão das referências, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  • Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras. Concordam ainda que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.
  • Política de ética e integridade na pesquisa e comunicação científica: Toda e qualquer pessoa que aparece listada como autora de um texto científico submetido à revista Diálogo das Letras assume ter participado ativamente de seu desenvolvimento,  da concepção e realização da pesquisa ao processo de escrita e revisão do texto. Sendo assim,  todas aquelas pessoas listadas declaram, em última instância, estarem aptas a defenderem e responderem publicamente pelo texto.  Com isso, espera-se que aquelas pessoas que não tiveram participação ativa e significativa no desenvolvimento do trabalho sejam tão somente incluídas e lembradas como parceiros em um agradecimento expresso em uma nota de rodapé.

 

Indexadores

Como forma de dar visibilidade aos trabalhos que publica, a revista Diálogo das Letras tem assumido o compromisso de ampliar de modo significativo o seu espaço de divulgação e seu alcance junto à comunidade acadêmico-cientpifica mediante o registro em diversas bases indexadoras e diretórios, nacionais e internacionais. No momento, Diálogo das Letras se encontra registrada em bases indexadores e diretórios como:

Doaj

Latindex

REDIB

e-Revistas

Erihplus

CiteFactor - Academic Scientific Journal 

WorldCat

CIRC

EZ3

DRJI

OAJI

MIAR

Portal SEER/Ibict

Sumários.org

Portal LivRe!

Diadorim

LATINOAMERICANA

Google Acadêmico

 

Ética na pesquisa e publicação científica

A revista Diálogo das Letras assume as Diretrizes sobre integridade na pesquisa científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Prezando por uma política de boas práticas na atividade editorial, a editoria da revista se pauta pelos princípios de conduta de editores de periódicos estabelecidos no Code of Conduct for Journal Editors, do Committee on Publication Ethics (COPE).



Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795). Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte.


Indexada em:Doaj, Latindex, REDIB, e-Revistas, Erihplus, CiteFactor - Academic Scientific Journal, WorldCat, EZ3, DRJI, Portal SEER/Ibict, Sumários.org, Portal LivRe!, Diadorim, LATINOAMERICANA e Google Acadêmico.


Classificação Qualis/CAPES (Quadriênio 2013-2106):
B1 em Letras/Linguística
B1 em Educação
B1 em Ensino
B2 em Interdisciplinar
B4 Ciência Política e Relações Internacionais