Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Diálogo das Letras?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

A revista não cobra taxa de submissão ou de processamento dos artigos submetidos e permite o acesso livre e gratuito do conteúdo que publica ao público em geral.

Os trabalhos a serem submetidos à revista Diálogo das Letras deverão ser enviados via e-mail para o endereço dialogodasletras@gmail.com em formato Word of Windows (versão 6.0 ou superior), gravado com a extensão *.doc, em dois arquivos, um sem identificação do autor, inclusive nas autoreferências, e outro com identificação do autor, com a seguinte nomeação: SOBRENOME.ANO.doc (apenas sobrenome do primeiro autor, quando for mais de um autor).

Veja exemplo: BESSA.2013.doc.

O autor deve indicar no ASSUNTO do e-mail para qual seção envia o trabalho. Exemplo: "Submissão de Artigo_Dossiê_vol. 4. n. 1" ou "Submissão de Artigo_Seção livre_vol. 4. n. 2", assim como "Submissão de Resenha" e "Submissão de entrevista _vol. 4. n.1".  

 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. I – ORIENTAÇÕES GERAIS PARA TODAS AS SEÇÕES:

    1.1. As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens direita e inferior.

     1.2 Fonte: Times new roman 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto. Para notas de rodapé, usar Times new roman 10. A primeira linha de cada parágrafo de texto deve ser digitada com adentramento de 1,25 cm.

    1.3 Espaçamento entre linhas: 1,5 cm para todo o texto, com exceção da citação recuada para fora do corpo do texto, que deverá ter espaçamento simples.

    1.4 Citações: No corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Fonte: Times new roman 12. Maiores do que 03 linhas, fora do corpo do texto. Fonte: Times new roman 11, em espaço simples, com recuo de 4cm à esquerda. Entre citação e partes do texto deve-se observar 01 espaço de 1,5 cm. 

    1.4.1 As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. . A chamada é feita pelo sobrenome do autor, que pode ser em letras maiúsculas e minúsculas, sendo em letras maiúsculas, quando estiverem entre parênteses. Exemplos:

     

    Não é uma tarefa fácil estabelecer as associações, já que também não é fácil “definir quais os parâmetros que delimitam o conjunto das associações possíveis, embora se possa dizer com certeza que, nesses usos, os interlocutores compartilham um conhecimento dessas associações”. (NEVES, 2006, p. 108)

     

    Neves (2006, p. 212) afirma ainda que, “do ponto de vista formal, a anáfora associativa consiste na associação de dois elementos – um antecedente e um subsequente que tem natureza anafórica – ambos presentes no texto, seja na mesma frase [...], seja em frases diferentes [...].

     1.4.2 O uso de expressões latinas como ibid ou ibdem, opus citatum ou op.cit em citações deve se dá apenas em notas de rodapé. No corpo do texto, deve-se repetir informações como nome do autor, data. 

    1.4.3 As supressões realizadas em citações devem ser indicadas pelo uso de reticências entre colchetes. Acréscimos de informações ou comentários em citações devem aparecer entre colchetes. Os destaques em negrito ou itálico, do autor do texto ou dos autores referendados, devem ser indicados com o uso de expressões como grifos do autor, grifos meu ou grifos nosso. Veja exemplo abaixo:

     

    Em Bakhtin (2006), compreendemos que o diálogo instaurado constitutivamente na enunciação associa-se também ao entrelaçar com outras enunciações. O enunciado, para ele, é propriamente um elo da cadeia muito complexa de outros tantos enunciados já ditos. Afirma ele que:

    Toda enunciação [entenda-se também o enunciado], por mais significativa e completa que seja, constitui apenas uma fração de uma corrente de comunicação ininterrupta [...]. A comunicação verbal entrelaça-se inextrincavelmente aos outros tipos de comunicação, e cresce com eles sobre o terreno comum da situação de produção. (BAKHTIN, 2006, p. 128, grifos do autor)

    1.5 Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos, etc., devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas sequencialmente, observando o uso de fonte Times new roman10.

    II – ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA ARTIGOS CIENTÍFICOS

    2.1. Dos elementos pré-textuais

    2.1.1 Título: caixa alta, centralizado e negrito. Fonte: Times new roman 12. Deve constar versão do título em língua inglesa, na segunda linha após o título em português, seguindo essas mesmas orientações.

    2.1.2 Nome do(s) autor(es): devem constar na segunda linha após o título, alinhado(s) à direita, em maiúsculas somente as iniciais dos nomes. Indicação de informações sobre formação acadêmica e filiação institucional devem aparecer em nota de rodapé (fonte times new Roman, tamanho 10, espaço simples), conforme descrito abaixo:

    ·       Filiação institucional, por extenso, seguida de abreviatura da instituição, entre parênteses (Coloca-se ponto final depois dessa informação).

    ·       Titulação (apenas maior titulação) com o nome da instituição onde obteve o título, por extenso, seguida da abreviatura da instituição, entre parênteses (Coloca-se ponto final depois dessa informação).

    ·       Nome da cidade, do país e de um e-mail de contato (separados por vírgula).

    2,1.3  Resumo: deve vir uma linha abaixo do (s) nome (s) do (s) autor (es), escrito na mesma língua do texto. Colocar a palavra Resumo em caixa baixa e negrito, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, em itálico, justificado, de, no mínimo, 100 palavras e, no máximo, 250. Fonte: Times new roman 10 para todo o resumo.

    Importante: sugere-se que os resumos enfoquem: temática, objetivos, pressupostos teóricos do trabalho, resultados obtidos e conclusões.

    2.1.4 Palavras-chave: em número de 03, na segunda linha após o resumo, na mesma língua do texto. Colocar o termo Palavras-chave, em caixa baixa, negrito, primeira letra em maiúscula. Fonte: Times new roman10. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto e vírgula.

    2.1.5 O autor deverá incluir também um resumo em língua estrangeira (Inglês) acompanhado de suas respectivas palavras-chave. A formatação deve seguir as mesmas diretrizes expressas no ponto 2.1.3 e no ponto 2.1.4. No caso de textos redigidos em língua estrangeira, o resumo deverá ser obrigatoriamente em língua portuguesa.

     2.2 Dos elementos textuais

    Os artigos científicos devem apresentar uma estrutura que contemple, de modo geral, as seguintes partes: introdução, fundamentação teórico-metodológica, análises, resultados, conclusões.

    2.2.1 Seções do texto – títulos - Fonte: Times new roman 12, em negrito, com caixa alta somente na primeira letra da primeira palavra, sem afastamento da margem, em numeração arábica (não se coloca ponto após o numeral; apenas o afastamento com um toque) e separado da parte textual por um espaço de 1,5 cm.

    2.2.2 Seções do texto – subtítulos (quando for o caso) - Fonte: Times new roman 12, sem negrito, com caixa alta somente na primeira letra da primeira palavra, sem afastamento da margem, em numeração arábica (não se coloca ponto após o numeral; apenas o afastamento com um toque) e separado da parte textual por um espaço de 1,5 cm.

    2.3 Dos elementos pós-textuais

    2.3.1 Referências: todas as referências citadas no corpo do texto deverão ser apresentadas na lista de Referências apresentadas na parte final do texto. (Ver Notas sobre Referências)

    2.3.2 Anexos: devem ser inseridos após as Referências, observando as diretrizes de formatação estabelecidas para as demais partes do texto. (Recomenda-se evitar o uso de anexos, sempre que possível).

    III – ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA RESENHAS

    3.1 Dos elementos composicionais:

    3.1.1 Referência da obra resenhada - seguindo as normas da ABNT e conforme Notas sobre referências apresentadas abaixo.

    3.1.2 Título da resenha: caixa alta, centralizado e negrito, na segunda linha abaixo da referência da obra resenhada. Fonte: Times new Roman, tamanho 12.

    3.1.3 Nome do(s) autor(es): duas linhas abaixo do título, alinhado(s) à direita, em maiúsculas somente as iniciais dos nomes. Indicação de informações sobre formação acadêmica e filiação institucional devem aparecer em nota de rodapé (fonte times new Roman, tamanho 10, espaço simples), conforme descrito abaixo:

    ·       Filiação institucional, por extenso, seguida de abreviatura da instituição, entre parênteses (Coloca-se ponto final depois dessa informação).

    ·       Titulação (apenas maior titulação) com o nome da instituição onde obteve o título, por extenso, seguida da abreviatura da instituição, entre parênteses (Coloca-se ponto final depois dessa informação).

    ·       Nome da cidade, do país e de um e-mail de contato (separados por vírgula).

    3.1.4 Corpo da resenha – Iniciar duas linhas abaixo do (s) nome (s) do (s) autor (es).

    3.1.5 Referências - se houver, relacionar apenas aquelas realmente citadas na resenha. (Ver Notas sobre Referências)

    3.1.6 Anexos – recomenda-se o uso apenas em casos extremamente necessários.

    IV – ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA ENTREVISTAS

    .1 Dos elementos composicionais:

    4.1.1 Título da entrevista: caixa alta, centralizado e negrito. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples. Recomenda-se que, no título, se faça referência ao nome do entrevistado.

    4.1.2 Breve contextualização da entrevista e do entrevistado, destacando, sobretudo, pontos relevantes da vida acadêmica e da produção do entrevistado. Na contextualização devem constar também os nomes do (s) entrevistador (es). Usar caixa alta, centralizado e negrito. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.

    OBSERVAÇÃO: Indicação de informações sobre formação acadêmica e filiação institucional do (s) entrevistador (es) deve aparecer em nota de rodapé (fonte times new Roman, tamanho 10, espaço simples), conforme descrito abaixo:

     ·       Filiação institucional, por extenso, seguida de abreviatura da instituição, entre parênteses (Coloca-se ponto final depois dessa informação).

    ·       Titulação (apenas maior titulação) com o nome da instituição onde obteve o título, por extenso, seguida da abreviatura da instituição, entre parênteses (Coloca-se ponto final depois dessa informação).

    ·       Nome da cidade, do país e de um e-mail de contato (separados por vírgula).

    4.1.3. Corpo da entrevista Não se estabelece extensão em relação à quantidade de páginas, mas se recomenda que as entrevistas contenham de 06 a 12 perguntas e respostas. Iniciar duas linhas abaixo da contextualização. As perguntas devem conter destaque em negrito e devem ser precedidas de dois pontos e do termo Entrevistador (es) em negrito. As respostas devem conter destaque em negrito e devem ser precedidas de dois pontos e do nome do entrevistado, em negrito.  Perguntas e respostas devem ser separadas entre si por um espaço simples e devem ser digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.

    4.1.4. Referências - se houver, relacionar apenas aquelas realmente citadas na entrevista ou caso o entrevistado apresente alguma como sugestão de leitura. (Ver Notas sobre Referências)

    NOTAS SOBRE REFERÊNCIAS:

    A palavra Referências com inicial minúscula, sem adentramento, duas linhas antes da primeira entrada. A primeira entrada deve vir na segunda linha abaixo da expressão REFERÊNCIAS.

    OBS: As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples com 6 pt antes e 0 pt depois entre as referências. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de letra a, b e c, ...

    1 Livro:

    SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Tradução de Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data.

    BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

    2 Capítulo de livro:

    SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas).

    MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R. & BEZERRA, M. A. (Org.) Gêneros textuais e ensino.Rio de Janeiro: Lucerna. 2002, p.19-36.

    3. Trabalho publicado em anais de eventos:

    SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO (em caixa alta), numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização. Título da publicação (em negrito). Local de publicação (cidade): Editora, data, página inicial e página final da parte referenciada.

    MARTINS, M. S. C. Avanços e retrocessos nas propostas para o ensino da língua portuguesa: a didatização dos gêneros do discurso. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GÊNEROS TEXTUAIS, 5, 2009, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UFRS, 2009, p. 45-62. 

    4 Partes de publicações periódicas

    4.1 Artigo de periódico: 

    SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e/ou ano, número do periódico, página inicial e final do artigo, data de publicação.

    BOCH, F; GROSSMANN, F. Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes. Revista Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n.11, p. 97-108, 2002.

    4.2 Artigo de jornal:

    SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR. Título do artigo. Título do jornal, Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

    NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

    5 Monografia, dissertação e tese:

    SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título (em negrito): subtítulo (sem destaque), ano, número de folhas ou volumes, (Grau e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, local e data da defesa.

    SOUZA, G. S. de. O Nordeste na mídia: um (des)encontro de sentidos. 2003. 398 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2003.

    6 Texto em meio eletrônico:

    SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do texto. Endereço de publicação e data do acesso (Não se usa a preposição de entre dia e mês e nem entre mês e ano. Deve-se colocar o mês sob a forma abreviada, seguido de ponto final)

    LUCCHESI, D. Racismo linguístico ou ensino pluralista e cidadão? Disponível em: <http://www.abralin.org/noticia/Dante.pdf.> Acesso em: 15 dez. 2011.

    IMPORTANTE: para outros modelos de referências, devem-se seguir orientações da ABNT (NBR 6023: 2002).

     

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores abaixo assinados declaram que o trabalho intitulado trata-se de artigo original/resenha original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo/resenha para a revista Diálogos das Letras (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assu­mem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo/resenha, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795). Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros. Rio Grande do Norte.

Indexada em:Doaj, Latindex, REDIB, e-Revistas, Erihplus, CiteFactor - Academic Scientific Journal, WorldCat, EZ3, DRJI, Portal SEER/Ibict, Sumários.org, Portal LivRe!, Diadorim, LATINOAMERICANA e Google Acadêmico.

Classificação Qualis/CAPES (Quadriênio 2013-2106):
B1 em Letras/Linguística
B1 em Educação
B1 em Ensino
B2 em Interdisciplinar
B4 Ciência Política e Relações Internacionais