Revista Expressão, Vol. 1, No 41 (2010)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A INCLUSÃO DOS SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL

Keile Correa Picolomini, Marcos Roberto Santos

Resumo


O artigo nos remete a uma reflexão sobre as questões multiculturais que abordam as políticas de ações afirmativas sobre a inclusão na Educação Superior para atender a demanda da diversidade dentro das universidades. O multiculturalismo, implica em proporcionar aprendizagem significativa através de abordagens metodológicas diferenciadas, dando ênfase ao reconhecimento identitário e cultural, a fim de que o discente tenha consciência de si mesmo dentro do espaço universitário. Para este trabalho destacam-se os estudos de Antônio Sidekum(2003), Paulo Freire(1996), Ronice de Quadros(2006), Gladis Perlim(1998), e Paulo Ricardo Ross(2006), podemos observar o importante papel da academia na alteridade da construção da identidade dos indivíduos surdos para que se sintam integrantes do processo educacional.

Texto Completo: PDF