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Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA OS AUTORES

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir.

1 A REVISTA TURISMO ESTUDOS E PRÁTICAS ACEITA CONTRIBUIÇÕES NAS SEGUINTES SEÇÕES:

1.1 Artigos e Ensaios:

Os artigos e ensaios devem ser inéditos (em periódicos), ter entre 10 e 30 páginas, incluindo resumo na língua vernácula e resumo em língua inglesa (abstract) de, no máximo, 250 palavras, contendo de 3 a 6 palavras-chave e as referências (padrão ABNT vigente).

1.2 Resenhas:

As resenhas de livros de publicação nacional devem ser feitas para obras publicadas em até três anos, a partir da data de submissão; e cinco anos para as obras publicadas fora do país.
A resenha poderá ser produzida em formato expandido, de modo a melhor descrever, comentar e apreciar a obra em leitura.
Cada resenha não deverá ultrapassar nove (09) páginas no formato da revista.

1.3 Entrevistas

As entrevistas deverão versar sobre temáticas atuais dos estudos em turismo, lazer e hospitalidade, abordadas por docentes e pesquisadores de destaque no campo acadêmico deste periódico. Deverão ter entre 10 e 30 laudas.

1.4 Traduções

As traduções deverão ter autorização prévia (e por escrito) de seu autor, e deverão ter a extensão do texto original, que não deverá ter mais de 35 laudas, no formato atual do periódico.

1.5 Dossiês Temáticos Especiais, coordenados e elaborados por docentes-pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, poderão ser solicitados pela Equipe Editorial e/ou recebidos pelo e-mail da RTEP.
Cada Dossiê Temático Especial deverá ter entre 4 e 8 artigos/ensaios, abordando temática comum entre os escritos. As propostas deverão ser enviadas pelo coordenador do Dossiê para o e-mail turismoestudosepraticas@hotmail.com
Fluxo contínuo.

2 OS TEXTOS ORIGINAIS DEVERÃO SER DIGITADOS OBEDECENDO A SEGUINTE FORMATAÇÃO:

2.1 A formatação do texto deverá seguir a seguinte orientação: letra Cambria em todo texto; tamanho 12 (exceto citações diretas e notas de rodapé, que terão tamanho 10); espaçamento entre linhas de 1,5 (entre parágrafos, antes e depois, de 0 cm); recuo de primeira linha de 1,25 cm; texto justificado; margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
O título terá tamanho 16, negrito, centralizado, todo em maiúsculo.
O subtítulo terá tamanho 14, negrito, centralizado e sem caixa alta.
O resumo será digitado em espaço simples, tamanho 12, contendo até 250 palavras e até 6 palavras-chave. Os nomes “RESUMO” e “PALAVRAS-CHAVE” serão negritados e digitados em caixa alta. Todas as palavras-chave também serão digitadas em caixa alta, sem negrito.
As seções e subseções do texto terão tamanho 12, negrito e caixa alta. Não deverão ter numeração.
O abstract será digitado em espaço simples, tamanho 11, contendo até 250 palavras e até seis palavras-chave (keywords). Os nomes “ABSTRACT” e “KEYWORDS” serão negritados e digitados em caixa alta. Todas as keywords também serão digitadas em caixa alta, sem negrito.
O texto terá preferencialmente a seguinte ordem: TÍTULO; AUTOR; RESUMO; APRESENTAÇÃO/INTRODUÇÃO; SEÇÕES INTERNAS ESPECÍFICAS; CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS; ABSTRACT; REFERÊNCIAS.
Deverão ser incluídas, em nota de rodapé, as credenciais do(s) autor(es), mostrando preferencialmente, em texto conciso, titulação máxima, vínculo institucional e e-mail.
2.2 Serão aceitos artigos escritos em língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa;
2.3 As citações e referências bibliográficas deverão respeitar os padrões da ABNT em vigor:
2.3.1 As citações no texto devem estar de acordo com o sistema de chamada autor-data, conforme as normas técnicas da ABNT (NBR 10520);
2.3.2 As referências bibliográficas devem ser relacionadas ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023);
2.3.3 Textos provenientes de outras nacionalidades poderão manter o sistema de normatização de seu país, a depender de adequações pontuais;
2.4 O resumo não poderá ultrapassar 250 palavras, bem como o abstract;
2.5 Textos originalmente escritos em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) deverão apresentar resumo em português. Não sendo de língua inglesa, deverá apresentar também o abstract, ou seja, resumo na língua nativa, resumo em português e resumo em língua inglesa;
2.6 A tradução do resumo para a língua estrangeira deverá ser acompanhada da tradução do título do artigo, ensaio ou resenha;
2.7 Fica estritamente vetada a possibilidade de tradução dos resumos originais em tradutores digitais disponibilizados na web. Cada autor deve ser responsável pela tradução de seu resumo, ou ainda, se for o caso, terceirizar a tradução para um profissional responsável por traduções em língua estrangeira;
2.8 O artigo, ensaio e tradução deverá ter, no máximo, três (03) autores. Resenhas e entrevistas apenas um autor;
2.9 Somente serão aceitas contribuições de autores com titulação mínima de mestre. No caso de discentes, somente serão aceitas contribuições de alunos de pós-graduação (nível mínimo mestrado), com a devida comprovação de coautoria do orientador (doutor);
Obs.: Deverá ser encaminhada declaração de vínculo institucional por email e de efetiva coautoria com o orientador;
2.10 Não deve ser publicado, no mesmo ano, mais de um artigo do mesmo autor, independentemente da posição deste na autoria do texto;
2.11 As submissões que não estiverem rigorosamente de acordo com as normas acima serão devolvidas aos autores.

3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

3.1 Os arquivos submetidos deverão ser avaliados de acordo com os critérios mínimos de qualidade determinados pelo periódico, a saber:
Bloco 1 (forma)
- Linguagem acadêmica formal
- Clareza e objetividade do título e do resumo
- Qualidade da tradução do resumo em língua inglesa (abstract)
- Apresentação e organização do texto (qualidade visual)
- Normatização (referências e citações padrão ABNT)
Bloco 2 (conteúdo)
- Metodologia do estudo
- Consistência teórica (revisão da literatura)
- Contextualização do objeto de estudo
- Concatenação teoria e empiria
- Relevância do escrito para os estudos do lazer, da hospitalidade e do turismo
Obs.: No caso de ensaios sem o uso de dados empíricos o artigo será avaliado conforme estrutura mais flexível de conteúdo e forma.
3.2 Os arquivos submetidos poderão ser aceitos para publicação; aceitos com correções facultativas; aceitos com correções obrigatórias; ou não recomendados pelo Conselho Científico do periódico;
3.3 Os originais passarão pela apreciação de dois avaliadores (avaliação cega por pares). Em caso de uma aprovação (com ou sem ressalvas) e uma não recomendação, um terceiro parecerista será solicitado para desempate.
3.4 Os artigos e ensaios, embora não sigam nenhuma estrutura formal rígida, devem conter, preferencialmente, uma lógica mínima de:
1) Introdução/Apresentação: apontando uma breve contextualização do objeto, os objetivos do estudo, uma breve justificativa e os procedimentos metodológicos da pesquisa;
2) Desenvolvimento (estruturado em subseções, deve enfocar a discussão teórica do estudo, uma análise do objeto, os dados em análise e o entrelaçamento entre teoria e empiria);
3) Conclusão/Considerações Finais (resgate sinóptico dos aspectos mais relevantes do escrito, bem como, a exposição das principais contribuições, limites e perspectivas da pesquisa).
3.5 As resenhas, descritivas e/ou críticas, deverão destacar pelo menos:
1) Perfil biográfico e perspectivas teóricas do autor
2) Descrição sumária da obra
3) Conclusões do autor
4) Aspectos estilísticos da obra
5) Público alvo a quem se destina o trabalho
6) Apreciação e análise da obra, apontando alguns limites e perspectivas (somente para as resenhas críticas).

4 ORIENTAÇÕES FINAIS

4.1 Todos os trabalhos deverão ser inéditos (em periódicos) e anônimos, não apresentando em seu corpo quaisquer indicações que permitam a identificação da autoria;
4.2 Ao submeter texto à revista Turismo: Estudos e Práticas, caso este seja selecionado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a Revista ou para seu editor. Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe agradar, desde que em data posterior e desde que mencione a publicação original na RTEP;
4.3 Os artigos representam o ponto de vista dos autores e não a posição oficial da Equipe Editorial ou do Conselho Científico da RTEP;
4.4 Os textos aprovados poderão passar, caso necessário, por emergenciais revisões pontuais de língua portuguesa;
4.5 A Equipe Editorial poderá deliberar acerca de casos excepcionais, desde que a publicação não prejudique a qualidade da Revista.

5 POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

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Baseado no trabalho disponível em http://periodicos.uern.br/index.php/turismo.

 


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